Mensagens

Artigos e Devocionais

Série de Mensagens

Vídeos e Áudios

Artigos e Devocionais

Leitura Bíblica Coletiva

Quer vencer? Uma reflexão sobre sonho e disciplina

Quando a oportunidade chegar esteja preparado

Analfabetismo Bíblico

Sonho com uma Igreja Viva

Artigos

Quando a oportunidade chegar esteja preparado

 

A Estamos no início do ano e esse período é sempre propício a reflexão. Tente responder com total sinceridade a essa questão: se as oportunidades que você está esperando estivessem diante de você hoje, você estaria preparado(a) para aproveitá-las? Há muita gente sonhando com o “sucesso”, mas não planejam e nem trabalham por isso. Não se iluda: o único lugar onde o SUCESSO vem antes do TRABALHO é o dicionário. Na vida real a coisa é bem diferente! A história a seguir relatada pelo consultor Marco Fabossi, revela com clareza essa situação. Diz ele: Há poucos dias, depois de uma palestra sobre liderança para jovens, uma jovem me procurou para expressar sua decepção com a empresa multinacional onde trabalha há cinco anos. Comentou que fora preterida em uma promoção para um cargo de supervisão, mesmo sendo a melhor vendedora da empresa. Eu então lhe perguntei:

 

- Qual foi a justificativa que a empresa lhe deu?

- Eles me disseram que eu não falo inglês fluente, e que isso é um pré-requisito para a posição – respondeu a jovem. Eu então lhe fiz mais três perguntas:

- Você almejava esta posição? - Sim, eu queria muito esta posição, e já fazia planos contando com ela.

- Você fala inglês fluente? - Não. Fiquei esperando que a empresa patrocinasse um curso de inglês – respondeu ela.

- Você sabia que este era um pré-requisito para conquistar esta posição?

- Sim, eu sabia – respondeu a jovem.

E por fim eu fiz mais duas perguntas:

- Você acha mesmo que a empresa foi injusta em preteri-la nesta promoção?

- Na verdade não. Eu sei que eu poderia ter me esforçado um pouco mais.

- O que você pode fazer a partir de hoje para que isso não aconteça novamente?

- Estar preparada para quando as oportunidades aparecerem.

 

Muitas pessoas passam a vida esperando que os outros façam alguma coisa por elas, enquanto elas mesmas se esquecem de fazê-lo. Raramente alguém vai investir em pessoas que não demonstram interesse e empenho em seu próprio desenvolvimento. Veja os conselhos bíblicos de Provérbios: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”.

 

Estabeleça metas em sua vida pessoal e profissional, construa um plano de ação para cada uma delas, e invista tempo e recursos em seu desenvolvimento. Como disse Albert Einstein, “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia, e esperar resultados diferentes”. Se quisermos resultados diferentes no futuro, precisamos ter atitudes diferentes no presente. Lembre-se que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, use o seu tempo com sabedoria. Não faça apenas o possível, faça o melhor!Quanto tempo você dedica para conquistar seus sonhos e metas? Aliás, você tem metas estabelecidas para sua vida? Se não tem, reflita um pouco sobre isso, porque “quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”.

 

Emanoel Florêncio Mannô

 

 

Devocionais